DIA 1
- Sessão de abertura
Leiria é a cidade que acolhe o fórum de reflexão e discussão da contabilidade pública. O IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública, uma organização da Ordem dos Contabilistas Certificados e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG-IPL), junta cerca de duas centenas de participantes, oriundos de nove nacionalidades. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Félix e o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes estiveram na sessão de abertura, em que também usou da palavra a bastonária da Ordem. Paula Franco reiterou o argumento que a integração de um contabilista certificado em toda a administração pública é um projeto e uma meta ainda perseguida e ambicionada pela direção por si liderada. «O contabilista público tem de ser o contabilista certificado. Não pode ser de outra forma», disse. Por seu turno, Nuno Félix admitiu que «apesar de já ter registado uma grande evolução, este caminho ainda está incompleto.»
- Prémio de Investigação Professor João Carvalho
O IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública (CICP), que se realiza hoje e amanhã, em Leiria, foi a oportunidade perfeita para a apresentação do Prémio de Investigação Professor João Carvalho, relativo à edição de 2024. A Ordem e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) patrocinam este prémio que tem como objetivo «estimular, apoiar e incentivar a investigação no setor público, nos domínios da Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria», perpetuando o legado do que para muitos é considerado o «pai» da contabilidade pública no nosso país. A partir de 1 de abril será disponibilizada, nos sites da OCC e do IPCA, toda a informação sobre as candidaturas.
- Homenagem a António Pires Caiado
«O conhecimento sem partilha não serve para nada». A frase foi dita por António Pires Caiado, que foi objeto de uma «justa e merecida» homenagem durante o IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública (CICP), que decorre hoje e amanhã, em Leiria. O autor do celebrado livro «Contabilidade Analítica e de Gestão» e referência maior da contabilidade pública em Portugal ouviu palavras elogiosas e de gratidão de Maria José Fernandes, presidente do IPCA e de Paula Franco, bastonária da OCC.
- Sessões paralelas
Nem só de sessões plenárias vive o IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública (CICP). Ao final da manhã e imediatamente após o almoço decorreram as sessões paralelas nas três salas disponíveis para o efeito. Dos 65 trabalhos submetidos, serão 41 os papers apresentados ao longo dos dois dias de Congresso, onde estão representadas nove nacionalidades: Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Brasil, Guatemala, Angola, Moçambique e Guiné Bissau. - Corrupção e apresentação de livro
A parte vespertina do primeiro dia do IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública (CICP) que começou hoje em Leiria teve como ponto alto um painel sobre o tema «Gestão de riscos de corrupção e infracções conexas», com as intervenções de reputados especialistas na matéria. O inspetor-geral de Finanças, António Ferreira Santos, o docente universitário do ISCSP-UL, António João Maia e o presidente do AIGOV, Nuno Cunha Rolo. Já se escutava a atuação da «Instituna», a tuna mista do Instituto Politécnico de Leiria, quando começou a curta apresentação do livro «Novas Tendências Contabilísticas e Tributárias», da editora Almedina. Uma compilação das apresentações feitas durante a conferência dos colégios de especialidade da Ordem que decorreu em 2022 e que agora surgem em versão impressa. O segundo e último dia do IV CICP inicia-se amanhã às 9 horas, com as sessões paralelas.
DIA 2
- Melhor Prémio, V CICP e sessão de encerramento
Dos 41 trabalhos apresentados no decorrer das sessões paralelas do IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública (CICP), que se realizou ontem e hoje, em Leiria, o "paper” escolhido pela comissão científica como sendo o melhor pertenceu a Sara Moggi. «Do sustainability reports at universities really matter? Ask to their stakeholders», foi o tema apresentado pela investigadora italiana. Na sessão de encerramento, a bastonária Paula Franco congratulou-se por este IV CICP ter cumprido e, inclusive, superado as expetativas: «Este congresso dignificou a profissão e a contabilidade pública. Mas temos de trazer mais contabilistas para a contabilidade pública», referiu. À boa maneira de um grande certame, ainda houve oportunidade para anunciar a escola que dentro de dois anos receberá a edição número cinco do CICP. Será o Instituto Politécnico de Bragança no nordeste transmontano a acolher os profissionais e académicos de diversas proveniências na partilha da evolução e tendências da contabilidade pública, em Portugal e no resto do mundo.
|